Técnicas de registro comportamental

As técnicas de registro comportamental com base na ABA (Análise do Comportamento Aplicada) são utilizadas para coletar informações sobre o comportamento de uma pessoa e, assim, ajudar a entender as causas e as consequências do comportamento. 

A ABA é uma abordagem sistemática e baseada em evidências para o tratamento de indivíduos com autismo e outras condições relacionadas. A coleta de dados é uma parte crítica da análise comportamental, e as técnicas de registro comportamental podem incluir:

  1. Registro de Frequência: O terapeuta registra quantas vezes um comportamento específico ocorre durante um período de tempo determinado.
  1. Registro de Duração: O terapeuta registra quanto tempo um comportamento específico dura durante um período de tempo determinado.
  1. Registro de Latência: O terapeuta registra o tempo que leva para a pessoa iniciar um comportamento específico após a apresentação de um estímulo.
  1. Registro de Intensidade: O terapeuta registra a intensidade do comportamento, por exemplo, em uma escala de 0 a 10.
  1. Registro de Intervalo: O terapeuta registra a quantidade de tempo entre as ocorrências de um comportamento específico.
  1. Registro de Momento Temporal: O terapeuta registra o comportamento e o que estava acontecendo no momento em que o comportamento ocorreu.
  1. Registro de Evento: O terapeuta registra eventos específicos que podem estar relacionados ao comportamento, como um estímulo ambiental ou uma consequência.

Essas técnicas são usadas para coletar dados que ajudam os terapeutas a identificar padrões de comportamento, determinar a função do comportamento e avaliar o progresso do tratamento. O registro comportamental é uma ferramenta essencial para a ABA, permitindo que os terapeutas avaliem a eficácia do tratamento e adaptem as estratégias para atender às necessidades individuais de cada pessoa.

Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.

Saiba mais sobre ela tocando abaixo.

Toque AQUI!

11 comentários em “Técnicas de registro comportamental”

  1. Muito obrigada Dani,esses programas de ensino me auxiliarão na prática diária como Terapeuta Ocupacional!Grande Abraço

  2. Vou fazer com um pois está tendo crises de agressividade com frequência , todos os dias .

  3. Espero que o conhecimento adquirido aqui me capacite para a prática como psicopedagoga.

  4. Preciso das suas dicas e orientações, pois recebi uma criança na turma agora no mês de maio com autismo e estou um pouco perdida 🙆

  5. O registro é fundamental para a análise do comportamento-problema. Você poderia disponibilizar o modelo de registro que você usa? Obrigada por suas orientações.

  6. Excelentes conteúdos estão me ajudando demais em minhas práticas de psicóloga com todos meus pacientes, não só autistas , mas com tdah, TOD , E OUTROS

  7. Sim estou gostando,eu estou fazendo pós graduação em ABA e este curso está me ajudando muito.obrigada

Os comentários estão fechados.