Quando nossas crianças precisam de um nível de ajuda mais elevado, iniciamos os programas seguindo o conceito do erro zero. Antecedemos qualquer possível erro para que a criança aprenda a atividade.
Porém, não podemos ficar dando sempre este nível de ajuda (https://daniacf.com/blog/niveis-de-ajuda/) tão elevado. Precisamos saber se nossa criança está aprendendo conforme as tentativas. Para isso, vamos reduzindo essa ajuda, porém, é neste ponto que começam aparecer alguns erros que precisam ser imediatamente corrigidos.
As técnicas de correção de erro são estratégias apresentadas após uma resposta incorreta que aumentam a probabilidade de uma resposta correta ocorrer no futuro. Uma estratégia que é eficiente é a que promove respostas independentes com o menor número de sessões, tentativas ou tempo.
Precisamos ficar sensíveis a necessidade de cada criança e ficar atentos para que esta correção não fique aversiva. Devemos sempre trabalhar com a motivação de nossa criança. Hoje vou te ensinar algumas técnicas, cada técnica será melhor para uma criança e para uma atividade específica. Devemos lembrar também que o erro nunca é da criança, o erro é nosso. Quer dizer que não fomos sensíveis suficiente as necessidades da criança.
Uma alerta antes de começar qualquer técnica de correção de erro é de não reforçar uma cadeia comportamental com erro. Por exemplo: você apresenta para criança a letra A e a letra E. Solicita que a criança selecione a letra A. Porém, a criança seleciona a letra E e você simplesmente pega a mão dela, leva para a letra A e reforça. Então, não faça isto! Reforçar uma cadeia comportamental com erro é gravíssimo!
Referências:
MacGhan & Lerman, 2013
Barbetta, Garça-real e Heward, 1993; Rapp et al., 2012; Rodgers e Iwata, 1991; Worsdell et al., 2005
Smith et al., 2006
Smith, Mruzek, Wheat & Hughes, 2006
Thiessen et al., 2009
Wolery, 1991
Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.
Saiba mais sobre ela tocando abaixo.
Toque AQUI!
Dani, não consegui encontrar as referencias bibliográficas, eu na minha ignorância não sei pesquisar do modo como vc citou, vc gentilmente pode me mandar os nomes deles por gentileza .Muito grata desde de já.