Os programas terapêuticos tem como objetivo trabalhar atividades em que nossas crianças não ainda não tem domínio. Atividades que por muitas vezes são muito difíceis para os nossos pequenos.
Para isso, é necessário dar dicas ou ajudas (prompts). A dica é um tipo de ajuda em que corrobora para a resposta adequada e deve ser usada temporariamente até que a criança consiga fazer de forma independente. As dicas podem estar:
- nos materiais usados. Exemplos:
- modificar o tamanho do objeto
- modificar a cor para ficar mais chamativo
- nas respostas.
- ajuda física
- ajuda gestual
Saber o nível de ajuda que está dando para criança é essencial para saber a taxa de aprendizado. Existem três elementos essenciais na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao se fazer os registros: data, número da tentativa e o nível de ajuda. Cada programa tem um número de tentativas pré estabelecido. Então, ao aplicar o programa com a criança precisamos ficar atentos ao nível de ajuda que fornecemos. Segue uma tabela com os tipos de ajuda mais comuns que podemos oferecer:
Olhando a última coluna da tabela é possível verificar o nível de ajuda fornecido (TOTAL| PARCIAL). Alguns autores são a favor do registro mais minimalista: COM AJUDA, ERRADO, INDEPENDENTE. Então, isso irá mudar de clínica para clínica.
Segue um exemplo prático:
Os níveis de ajuda de menos para mais costumam ser usados nas abordagens naturalísticas. Já as intervenções em que os níveis de ajuda vão de mais para menos costumam ser mais utilizadas nas abordagens estruturadas. Não existe forma certa ou errada, tudo dependerá da necessidade da criança.
É essencial que fiquemos sensíveis ao esvanecimento das ajudas para que nossa criança consiga fazer de forma independente. Espero que tenha gostado do texto e aproveite para assistir às aulas sobre níveis de ajuda. Lá você encontrará muito mais exemplos práticos.
Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.
Saiba mais sobre ela tocando abaixo.
Toque AQUI!
Olá Dani. Sou Luciana. Queria ver os modelos dos programas, tabelas, que colocou aqui, mas a fonte tá tão pequena, não consigo ler. Você poderia enviar para o meu email? Se puder agradeço muitíssimo.
luck.alves@yahoo.com.br
Vi no seu vídeo que diz o modelo do caderno com os programas do Aquiles estar aqui, … aonde?
Estou na área de psicopedagogia mas aprendemos a parte teórica gostaria de entender mais sobre testes e provas operatória.
Faço das palavras da minha colegas Jenileide Mendes Oliveira de Sousa as minhas, também gostaria de entender mais sobre testes e provas operatória. Obrigada