Hierarquia de ajudas físicas

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem terapêutica baseada em evidências que se concentra na compreensão e modificação do comportamento humano. Essa abordagem tem sido usada com sucesso para ajudar indivíduos autistas a melhorar suas habilidades sociais, comportamentais e de comunicação. Um dos principais aspectos da intervenção baseada em ABA é a hierarquia de ajudas físicas, que é usada para ensinar novos comportamentos ou habilidades a pessoas autistas.

A hierarquia de ajudas físicas é uma série de etapas progressivas que o terapeuta segue para ajudar o indivíduo autista a aprender uma nova habilidade ou comportamento. A ideia é que, com a ajuda adequada, o indivíduo seja capaz de executar a habilidade ou comportamento por conta própria. As etapas da hierarquia são:

  1. Ajuda física parcial: O terapeuta fornece uma ajuda física suave. Como breves toques sendo apenas lembretes do movimento. Essa etapa pode ser subdividida em diversas sub etapas dependendo das necessidades desse aprendiz.
  1. Ajuda física total: O terapeuta ajuda o aprendiz autista a realizar a habilidade ou comportamento. Sempre levando em conta o assentimento. 

A escolha da etapa adequada da hierarquia de ajudas físicas depende da habilidade ou comportamento que se deseja ensinar e das necessidades específicas do indivíduo autista. O objetivo é encontrar a ajuda física mais adequada que permita que o indivíduo autista aprenda a habilidade ou comportamento sem depender da ajuda física no futuro.

A hierarquia de ajudas físicas é uma ferramenta importante na intervenção baseada em ABA para ajudar indivíduos autistas a aprender novas habilidades e comportamentos. O objetivo é ajudar o indivíduo a alcançar a independência e a realizar a habilidade ou comportamento sem depender da ajuda física no futuro.

Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.

Saiba mais sobre ela tocando abaixo.

Toque AQUI!

6 comentários em “Hierarquia de ajudas físicas”

  1. Olá bom dia… O texto publicado desperta o interesse de saber mais, uma vez que sou professora da Ed. Infantil e temos muitas crianças nesta situação… Assim toda ajuda e informação é um tesouro e preciso mais
    Agradeço sua proposta de espalhar sementes do conhecimento que irão brotar…
    Um abraço 🤗

  2. Que conhecimento riquíssimo é um diferencial, pra quem atua na profissão. É um divisor de água.

Os comentários estão fechados.