Ficha da impulsividade: ABA, TDAH, autismo e a impulsividade

A impulsividade é um dos sintomas mais comuns em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Autismo. Esses indivíduos tendem a agir sem pensar nas consequências de suas ações, o que pode levar a problemas de comportamento e dificuldades no relacionamento interpessoal. 

Existem técnicas com base na ABA que podem ser utilizadas em diversas situações. Por exemplo, o uso de uma ficha, cartão ou etiqueta que é colocada em um local visível para o indivíduo, como uma mochila, caderno ou na própria roupa. Quando o indivíduo sente vontade de agir impulsivamente, ele deve tocar na ficha e, em seguida, parar, respirar profundamente e pensar antes de agir. Essa estratégia permite que o indivíduo ganhe tempo para avaliar as consequências de suas ações e tomar uma decisão mais adequada.

A técnica da ficha é uma estratégia simples e eficaz que pode ser utilizada para ajudar indivíduos com TDAH e Autismo a controlar a impulsividade e promover a autorregulação emocional. Ela pode ser utilizada em diversas situações e pode ser adaptada às necessidades individuais de cada pessoa. No entanto, é importante ressaltar que a técnica da ficha deve ser utilizada em conjunto com outras estratégias de intervenção.

Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.

Saiba mais sobre ela tocando abaixo.

Toque AQUI!

16 comentários em “Ficha da impulsividade: ABA, TDAH, autismo e a impulsividade”

  1. Sim, mas essa ficha ou cartão deve conter o que, é colorida, ilustrada enfim é como?

  2. Amei a instrução pois vai ajudar tmb no foco porque faz a criança respirar e nesse momento ele volta a focar ,muito obgda.

  3. Bom dia,tudo bem
    Estou gostando muito dos teus ensinamentos,dia 6 de junho quero participar por favor,
    Muito obrigada pela ajuda

  4. Sou professo de AEE e busco sempre mais conhecimento trabalho na rede estudual e municipal estado do Ceará

  5. Muito relevante todas essas live todo esse conhecimento que recebemos, gratidão por compartilhar conhecimento muda a vida das pessoas que mudam o olhar sobre o ensino e aprendizagem.

  6. Obrigada por compartilhar conhecimento ele muda a direção do nosso trabalho ,para termos resultados positivos

Os comentários estão fechados.