Dispraxia motora e apraxia de fala

A apraxia de fala da infância é um transtorno que afeta a capacidade de uma criança de produzir fonemas, palavras e frases de maneira precisa e consistente. Isso pode levar a dificuldades na comunicação e na interação social. A apraxia de fala da infância é muitas vezes encontrada em crianças com autismo, juntamente com outros transtornos do desenvolvimento. O diagnóstico e intervenção é feito por um fonoaudiólogo que entenda a Aprendizagem Motora da Fala.

A dispraxia motora, por sua vez, é um transtorno que afeta a habilidade de uma pessoa de planejar e executar movimentos voluntários de maneira precisa e coordenada. Isso pode afetar habilidades como escrever, desenhar e se vestir. A intervenção é feita por profissionais que entendam de movimento e questões sensoriais, como o Terapeuta Ocupacional. Como a apraxia de fala da infância, a dispraxia motora também pode ser uma das comorbidades do autismo.

Esses transtornos podem ser desafiadores e podem requerer intervenção e apoio especializados. É importante trabalhar com profissionais de saúde para identificar as necessidades específicas da criança e encontrar maneiras de ajudá-la a desenvolver habilidades e superar dificuldades.

Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.

Saiba mais sobre ela tocando abaixo.

Toque AQUI!

2 comentários em “Dispraxia motora e apraxia de fala”

  1. Tenho uma filha de 3 anos que não fala, balbucia muito, parece falar,mas não dá pra entender nada. Brinca com função, atende a comandos, entende o que falamos, acho que não é autista, mas estou com dúvida.

  2. Boa noite, eu tenho um sobrinho de 3 anos que tem autismo . Quando a família descobriu ele não respondia aos chamados ,era como se não fosse com ele . Depois que começou a fazer TO,ur na psicóloga e eu comecei a fazer TO em casa todos os dias ele foi melhorando cada vez mais e agora do jeito dele mostra o que quer, só não fala ,mas é muito esperto.

Os comentários estão fechados.