A nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID – 11) entrou em vigor em janeiro de 2022 e coloca o autismo com um código próprio, o 6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O TEA está contido nesta classificação, pois é um transtorno persuasivo de neurodesenvolvimento.
A CID é uma grande ferramenta utilizada por profissionais da área da saúde e educação para identificar estatísticas e tendências de saúde em todo o mundo. Em torno de 55 mil códigos estão contidos no CID, englobando doenças, lesões, e causas de morte. Vale lembrar que foram quase 32 anos entre a CID 10 e a CID 11.
Na CID 10 o autismo estava dentro do tronco chamado de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGO). Já na CID 11 o tronco virou o Transtorno do Espectro Autista conforme o DSM 5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
TRONCO | |
F84 – Transtornos globais do desenvolvimento (TGD) | 6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
RAMOS | |
F84 –Transtornos globais do desenvolvimento (TGD);F84.0 – Autismo infantil;F84.1 – Autismo atípico;F84.2 – Síndrome de Rett;F84.3 – Outro transtorno desintegrativo da infância;F84.4 – Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados;F84.5 – Síndrome de Asperger;F84.8 – Outros transtornos globais do desenvolvimento;F84.9 – Transtornos globais não especificados do desenvolvimento | 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional;6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado. |
O código 6A02 possui quatro subcategorias no diagnóstico: distúrbio do desenvolvimento intelectual, linguagem funcional prejudicada, outro TEA especificado, TEA não especificado.
As duas primeiras categorias são combinadas da seguinte forma:
- com distúrbio do desenvolvimento intelectual
- sem distúrbio do desenvolvimento intelectual
- com linguagem funcional prejudicada
- sem linguagem funcional prejudicada
Em relação à linguagem funcional prejudica o CID 11 divide em 4 categorias:
- sem comprometimento
- com leve comprometimento
- prejudicada
- ausência de linguagem funcional
Estas subdivisões sinalizam aos outros profissionais envolvidos as comorbidades associadas ao autismo. O médico poderá colocar no laudo apenas o CID tronco (6A02) caso o indivíduo não tenha outras comorbidades, como também se não é possível investigá-las.
CID 11 | ||
6A02 | Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) | O transtorno do espectro do autismo é caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípico ou excessivo para a idade e contexto sociocultural do indivíduo. O início do transtorno ocorre durante o período de desenvolvimento, geralmente na primeira infância, mas os sintomas podem não se manifestar completamente até mais tarde, quando as demandas sociais excedem as capacidades limitadas. Os déficits são suficientemente graves para causar prejuízo nas áreas pessoais, familiares, sociais, educacionais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento e geralmente são uma característica generalizada do funcionamento do indivíduo observável em todos os ambientes, embora possam variar de acordo com o contexto social, educacional ou outro. Indivíduos ao longo do espectro exibem uma gama completa de funções intelectuais e habilidades de linguagem. |
6A02.0 | Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional | Todos os requisitos de definição para transtorno do espectro do autismo são atendidos, o funcionamento intelectual e o comportamento adaptativo estão pelo menos dentro da faixa média (aproximadamente maior que o Percentil 2,3)Existe apenas leve ou nenhum comprometimento na capacidade do indivíduo de usar a linguagem funcional (falada ou sinalizada) para fins instrumentais, como expressar necessidades e desejos pessoais. |
6A02.1 | Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional; | Todos os requisitos de definição para transtorno do espectro do autismo e transtorno do desenvolvimento intelectual são atendidos Existe apenas leve ou nenhum comprometimento na capacidade do indivíduo de usar o funcional linguagem (falada ou sinalizada) para fins instrumentais, como para expressar necessidades e desejos pessoais. |
6A02.2 | Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada; | Todos os requisitos de definição para transtorno do espectro do autismo são atendidos, o funcionamento intelectual e o comportamento adaptativo estão pelo menos dentro da faixa média (aproximadamente acima do percentil 2,3) Existe acentuado comprometimento da linguagem funcional (falada ou sinalizada) em relação à idade do indivíduo, sendo que o indivíduo não consegue usar mais do que palavras isoladas ou frases simples para fins instrumentais, como para expressar necessidades e desejos pessoais. |
6A02.3 | Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada | Todos requisitos de definição para transtorno do espectro do autismo e transtorno do desenvolvimento intelectual são atendidosExiste prejuízo acentuado na linguagem funcional (falada ou sinalizada) em relação à idade do indivíduo, com o indivíduo incapaz de usar mais do que palavras isoladas ou frases simples para fins instrumentais, como para expressar necessidades e desejos pessoais. |
6A02.5 | Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional | Todos os requisitos de definição para transtorno do espectro do autismo e transtorno do desenvolvimento intelectual são atendidos Existe ausência completa, ou quase completa, de capacidade em relação à idade do indivíduo para usar linguagem funcional (falada ou sinalizada) para fins instrumentais, como para expressar necessidades e desejos pessoais |
6A02.Y | Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado | |
6A02.Z | Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado |
Deficiência Intelectual
Apesar do CID 11 levar em conta a deficiência intelectual, este segundo diagnóstico nem sempre será possível. Para isso, precisamos entender que o diagnóstico de DI depende do indivíduo deve ter déficits funcionais, intelectuais e adaptativos nos domínios prático, conceitual e social.
É esperado que um indivíduo de desenvolvimento típico tenha a habilidade de planejar, resolver problemas, desenvolver pensamentos abstratos, entender complexidade de idéias, aprender rápido através de observação ou experiências.
Este conjunto de dados são os insumos para o quociente intelectual que relaciona a idade cronológica com a idade mental. Os déficits intelectuais são confirmados pela avaliação clínica e testes de inteligência padronizados e individualizados
Somente o QI não caracteriza a deficiência intelectual. É necessário avaliar as funções nos domínios habilidades práticas (vestir, higiene pessoal, controlar o esfíncteres), conceitual (ler, escrever, memória) e social (autoestima, seguir regras, responsabilidades).
Os testes adaptativos dependem da análise de limitações em atividades diárias, comprometimento comunicativo e interação social. Essa avaliação deve ser levada em conta os diversos ambientes que este indivíduo frequenta.
Porém, instrumentos de avaliação nem sempre são sensíveis a indivíduos com baixo repertório de comunicação. Já os testes adaptativos exigem uma análise comportamental ao longo do tempo. Então, o diagnóstico em crianças abaixo de 5 anos nem sempre é preciso. Por isso, é importante que o médico coloque no laudo ao menos o código tronco do CID.
Linguagem Funcional
Asperger
Alguns acham que os critérios diagnósticos que caracterizam a Síndrome de Asperger não está contemplada no CID-11, porém, estão sim:
6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional; |
A questão é definir o conceito de comprometimento leve da linguagem funcional. A linguagem não está relacionada apenas em falar, o grande objetivo base da linguagem é a comunicação.
Para o estabelecimento de uma boa comunicação é necessário que os envolvidos tenham bom repertório de ouvinte, falante e compreensão do meio. Este terceiro item implica em entender o ambiente e se expressar de acordo. Se vamos a uma missa, falamos baixinho. Se estamos em show, devemos falar bem alto.
CAA
Devemos lembrar que se o indivíduo usa um sistema de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) para se comunicar. Se através desse sistema ele conseguir reduzir consideravelmente o transtorno, pode-se considerar que este indivíduo possui um comprometimento leve na linguagem funcional.
Vale lembrar que um indivíduo pode falar diversas palavras ou frases de forma ecolálica e sem função comunicativa. Então, neste caso podemos considerar a ausência na linguagem funcional.
Observações
O laudo feito seguindo os códigos da CID 10 é válido para efeito legal. E lembre sempre de anotar suas dúvidas e leve ao seu médico de confiança nas consultas de rotina.
Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.
Saiba mais sobre ela tocando abaixo.
Toque AQUI!
Preciso muito saber se o meu filho é autista, já fui em alguns psiquiatras eles falam que não, mais ele tem aspectos autista e com isso ele está tomando remédios pra depressão pq ele vê a confusão na mente dele, ele se sente diferente e ele não consegue se entender e não conseguimos um diagnóstico certo, ele está sendo tratado como depressivo mais ele tem alguns comportamentos como: não gosta de estar no meio de pessoas, muito tímido se retrai qdo chega gente em casa, fica em uma coisa só tipo: ele joga jogos online sempre vejo ele jogando o mesmo jogo não muda, não suporta mudanças seja o que for, detesta desafios pq tem medo de fracassar pq ele antes de fazer pensa que já vai fracassar. Bem e o mais grave é que ele não consegue arrumar trabalho ele não fica pq não consegue se socializar as pessoas pensam que é impatia, ele já está com 27 anos estou já desesperada pois preciso de ajuda com meu filho, ele é infeliz o q faço como descubro?
Boa noite Mafalda,
Meu nome é Izabel e sou especialista em Neuropsicologia. Tenho feito muitas avaliações Neuropsicologica s de adultos que se viram com características de TEA na fase adulta. A avaliação Neuropsicologica lhe dará um norte para que através de testes e escalas possa ser avaliado seu funcionamento cognitivo e emocional. Procure um profissional dessa área que talvez você possa encontrar respostas e direcionar adequadamente o tratamento dele, p que possa melhorar sua vida social, profissional e pessoal. – @inoveneuro Fortaleza-CE
Meu filho fez uma avaliação neuropsicologica e não deu autismo, deu como DI, porém a escola sempre questiona pedindo laudo. Mas foi dado laudo de DI nessa avaliação. Ele faz diversas terapias. Está com 9 anos. E já não sei o que fazer!
Procura ajuda de um neuro!
Precisa encontrar um bom profissional para realizar os testes para TEA. Conheci uma criança que o nível era muito leve para autismo, poderia até não ser considerado, depende de cada caso, da avaliação de uma equipe especializada de vários terapeutas. Pode ser outro transtorno, pode ser uma questão emocional, de qualquer forma seria bom o acompanhamento com um psicológico.
Pode se investigar mais além do autismo como o TOC existem vários exames para descartar mas psicólogo neurologista psiquiatra e a senhora mesmo veja pelo comportamento como um todo eu achava que era aí descobri que na verdade tenho o TOC VEJA MTAS PESQUISAS VIDEOS ME AJUDOU UM POUCO,ESPERO QUE ENCONTRE RESPOSTAS PARA ELE LOGO🙏
Seu filho tem as mesmas características do meu filho de 19 anos. Procurei um neuropsicólogo e pedi para fazer os testes, foi diagnosticado como autismo leve, os testes não são baratos mas achei que valeu muito a pena, conversei com a neuro e ela dividiu pra mim
Olá Alice a Neuro atende online .estou no RJ. Fique a vontade pra dizer ou não .obrigada.
Estou aguardando em Porto Alegre .uma doutora me dá resposta tbm. .
Vou pedir encaminhamento aqui na minha cidade também na saúde mental .já me trato desde 2012 . Então vale pedir ..pedir .o caminho pra avaliação neuropsicológica .
Olá! Hoje dia 22/07/2022 minha filha de 15 anos foi diagnosticada com TEA. Procurei uma neuropsicologa que fez fez todos os testes para detecção. Sugiro a você, que procure uma bom especialista nesta área para ajudar seu filho.
Antes tarde do que nunca!
Boa sorte mãe!
Ele tem todas as características do Autismo, porque os médicos insistem em dizer que não? Nossa muito triste meu filho é autista e faz tudo o que seu filho faz!
Olá, eu sou autista e tenho a idade do seu filho. Se ele consegue estar dentro do espectro, e ele identifica isso nele, leva-o em outro médico neurologista, depois em psicólogo, em psiquiatra também. Porque ou pode ser que ele seja autista, ou pode ser apenas que ele é uma pessoa introvertida, ou uma pessoa com depressão mesmo.
Faz um mapeamento do comportamento dele, que você acompanhou desde a infância, coisas repetitivas, brincadeiras que pareciam estranhas ou diferentes para outras crianças.
Talvez não seja autismo, mas outra coisa, e obtém o diagnóstico correto.
O meu filho, hoje, com 39 anos, foi diagnosticado em 2017, na época, com 33, com Autismo Infantil. Eu vou te falar, não é mole. Durante toda a nossa vida, eu notei algo errado, e muito errado, procurei inúmeros profissionais e todos disseram que ele não tinha nada. É importante lembrar que a minha jornada começou em 1987, porque ele não falava. A meu ver ninguém conseguiu fechar diagnóstico porque havia pouca divulgação sibre o transtorno. Hoje, é, sem dúvida, muito mais divulgado.
Em 2017, conheci uma psiquiatra ESPETACULAR, que, junto com uma neuropsicopedagoga, levaram quase um ano de pesquisa. E, fecharam o diagnóstico de “Autismo Infantil”.
Nele, ela fez um Raio X, sobre o que acontecia com ele. Infelizmente, essa senhora faleceu. Lamentável. Lamentável. Lamentável. Suas habilidades não existem, tem dificildades de tudo.
Agora, comecei um processo na previdência, para transferir a minha pensão para ele. Ou seja, sou viuva e recebo pelo INSS, a minha pensão por morte do meu marido. Pai dele. Essa semana, ele vai para a perícia, para sua avaliação mental e comportamental. Fico pensando, como alguém que nunca conviveu com ele, poderá avaliá-lo. Enfim …
Procure um neuropediatra que tenha experiência em autismo, não leve em qualquer profissional, pois dependendo do nível de suporte é realmente difícil o diagnóstico, mas se levar em um bom NEUROPEDIATRA ele te encaminhará para um bom neuropsicologo vai conseguir tirar suas dúvias, veja o instagran @autismounico
Oi, nem vi quando vc escreveu aqui, mas minha filha teve o diagnóstico em abril de 2022. Foi a neuropsicologa Lícia Falci, indicada pelo psiquiatra Walter Camargos que fez o diagnóstico.
Telefone dela: 31 3484-3214 (recebe telefonema à noite)
Dr Matheus Triloco é especialista em TEA e TDAH em adultos. Busca por ele que verá o que as pessoas falam. Passei por uma consulta com ele há um mês mais ou menos. Marido maravilhoso Preço popular e olha…. Super super interado em tudo com relação ao tea na fase adulta. Eu não procuro outro pra autismo em adulto.
Tenho 42 anos!! E após o diagnóstico de autismo do meu filho q tem hj 7 anos é q finalmente me encontrei e descobri pq sou “estranho” desde sempre sempre….. Dr Matheus Trilico é o meu Neuro.. já me encaminhou para Neuropsicologia…. Ansioso pela minha vida pós diagnóstico!! Ansiedade faz parte de mim ué, agora tudo bem
Já passou por uma avaliação neuropsicologica?
É barato, mas vale a pena fazer, Meu filho só recebeu o diagnóstico aos 17 anos, pois também diziam que ele não tinha nada.
Parece que só nós mães enxergamos.
Não desiste, leva a um psicólogo e diz que quer que ele faça essa avaliação.
Procura uma boa neuropsicóloga.
Gostaria de saber se alguém aqui tem conhecimento sobre a relação entre autismo e SH/SD. Tenho lido bastante sobre AH/SD (altas habilidades e superdotação). Minha filha foi diagnosticada como tendo altas habilidades. No entanto, ela parece ter também caraterísticas de autismo, como dificuldade para interação social, crises de irritação, e dificuldades para lidar com as emoções. Alguém aqui tem conhecimento sobre AH/SD? Sei que existe bastante bibliografia sobre o tema e tenho lido bastante sobre isso. Mas às vezes tenho dúvida se não seria uma forma de negar o autismo, justificando e mascarando as dificuldades por conta da superdotação. Afinal, pessoas com autismo podem ser super inteligentes, não?
Francisco, Curitiba, PR
Olá, a criança autista também pode ser AH/SD, procure uma neuropsicopedagoga para fazer testes e avaliar. O Asperger é um exemplo.
Boa noite, estava pesquisando sobre os CID, e cheguei até esse comentário. Meu filho hj tem 16, desde o 8 anos faz terapia e uso de medicamentos. Sempre teve notas excelentes na Escola, mas vivia no SOE. Eu não sabia lidar e muito menos a Escola, e seguiu assim até 2020, onde uma prof com um olhar mais atencioso descobriu suas habilidades. Tive o diagnóstico em novembro 2022, altas habilidades, e com porém, entendi tudo, com muita ajuda de vários profissionais. Junto com esse diagnóstico, entendi sua depressão, seu perfeccionismo, sua exclusão do grande grupo das salas de aulas e sua baixa auto estima.Mas tudo e aprendizado e seguimos na Luta. Não desista, Sempre tem Alguém com um olhar mais Sensível. Procure no insta vivendo a super dotação. Eles não se aceitam, pq pensam fora da cx, são mais raciocínio,mas não quer dizer que não sentem!
Carla
Sim, as pessoas com autismo podem ter inteligência superior, é o que recebeu o nome de síndrome de asperger, que hoje está classificada como tea nivel 1. Porém, sou fonoaudióloga, trabalho com crianças com autismo e eu, como outros especialistas, considero a criança ou adulto com asperger diferente do nível 1 da classificação do DSM V revisado.
Mafalda, você pode procurar Avaliação Neuropsicologica. Vale lembrar que o Autismo também pode cursar com Depressão, principalmente no adulto, por conta de todos os prejuízos sociais que ele enfrenta ao longo da vida
Querida boa noite, procura uma equipe multidisciplinar para ajudar no diagnóstico. Psicopedagogos, Neuropediatra, Psicólogo, etc, podem ajudar.
Olá , mamãe, boa tarde.
Estava lendo e vi o seu relato no post. Podemos aprofundar os sintomas e a causa do seu filho baseado em suas informações.
Favor entrar em contato.
Olá , mamãe, boa tarde.
Estava lendo e vi o seu relato no post. Podemos aprofundar os sintomas e a causa do seu filho baseado em suas informações.
Favor entrar em contato.
Muito obrigada esclarecedor as informações acima.
Meu filho tem dificuldade com alimentação ,adora desafios perigoso, tem risos e gritos em lugar inoportuno e é como se fosse normal
Gostaria de saber se ainda se pode usar o diagnóstico Cid 10 f84 ….
O Cid 10 foi atualizado para Cid 11, F84 agora é 6A02.
Isso mesmo😊🤝
O médico do meu filho não explicou e eu não acha uma explicação, o que significa o cid 6402.Z ??
Pq só tem dizendo que é tea não especificado, mas eu gostaria de saber o que isso significa.
Me ajuda
O meu lado tb foi autismo não especificado: 6A02-Z. Gostaria tb de saber o que quer dizer!
Preciso saber se existe na CID11 6A02.X
Tenho uma netinha 2 anos desde de muito novinha ela nao se socializa com outras pessoas mesmo que seja da familia. O sono dela e sempre muito agitado e leve tambem e agressiva as vezes tapa os ouvidos e anda nas pontas dos pes mas nem sempremais o ponto mais forte e nao manter co tato com as pessoas chega a se tremer chora de mais e come sem limites
Minha filha, maior, foi orientada a fazer consulta com psiquiatra para te rum laudo de autismo, e ter benefícios PCD, por uma psicologa. Não vejo característica alguma nela de qualquer espécie de autismo. A mesma se fechou depois que eu e o pai dela nos separamos e se acomodou agora nisso como desculpa para nào procurar trabalho e se relacionar com outras pessoas do nosso convívio ou de onde frequentemos. Só tem relacionamentos na maioria virtuais. O q fazer?
Sua filha parece estar deprimida e, se isso não ocorre o tempo todo, as pessoas em volta podem ficar confusas. Sintomas depressivos que vem e vão, se alternando com picos de energia, impulsividade, irritabilidade, agressividade e ideias que parecem arrogância (geralmente ocorrendo de forma mais frequente ao fim do dia; não necessariamente em todos os dias ou semanas), podem se enquadar num quadro depressivo bipolar com sintomas mistos. A baixa exposição solar piora ainda mais a situação, pois o metabolismo tende a ficar mais baixo na depressão bipolar, e aumenta o risco de deficiência de vitamina D, que é importante para o cérebro funcionar bem.
Se o caso dela for mais grave, com automutilação e ideação suicida, ela precisará de vigilância constante – no transtorno bipolar, a cada três pessoas, uma tenta suicídio.
Assim, sua filha precisa de ajuda psiquiátrica (lembrando de que, para quem tem bipolaridade, mesmo que mais leve – a chamada Ciclotimia, bastante frequente e pouco reconhecida, não é recomendado usar antidepressivos).
Boa sorte!
Olá, minha filha de 11 anos foi diagnosticada com TEA, psiquiatra deu lado F84, mas escola exigiu laudo do neurologista, e o neurologista colocou G84, eu não vi na hora, a escola questionou a diferença no código, poderia me informar qual é a diferença? Já pesquisei na Internet e não vi nada falando sobre esse G84, grata
G84, na CID 10, é um diagnóstico neurológico e significa “Paralisia Cerebral Infantil’. Provavelmente houve uma confusão ou um erro de digitação – o próprio médico poderá te responder.
Boa sorte!
G80.4, na CID 10, significa “paralisia cerebral”. Parece ter havido uma confusão ou falha na digitação: o próprio médico poderá te esclarecer.
Meu filho nasceu com múltiplas mal formações congênitas doença de Walter .ele se trata no hospital conceição mas com três anos começou a ter algumas reações ,com brinquedos ,gestos .ele não gosta de barulhos ele coloca as mãos no ouvido ele sai correndo chorando ele não fica no escuro não dorme a noite toda ele fica nervo ele quando fica bravo ele morde a mão direita ela já e deformada ele morde os ossinho da parte Sima e os dedos as unhas ele quase não tem ele rói até sangra .eu fico muito triste nervosa com isso eu gostaria de poder dar um tratamento melhor pra ele pra ele ter uma. Vida um pouco melhor eu tenho que tomar remédio pra mim poder ficar calma e saber intender ele sem falar que fala que ninguém ama ele .,o médico trata ele com fluoxetina, e risperidona ele tem 15 anos e o neurologista só acompanha ele não me diz nada concreto vai no CRAS com a pisiquiatra psicologa .eu não vejo melhoras.eu preciso que um médico avalia ele e de um remédio pra ele poder ver a vida diferente e poder ter um pouco melhor e ser feliz.
Muitas informaçoes importantes
Maravilhoso gostei bastante