A Apraxia de Fala da Infância (AFI) é um distúrbio motor da fala devido às alterações de neurodesenvolvimento. Seus sintomas são alterações na produção e sequenciamento de sons durante a fala quando a criança tem intenção comunicativa.
Durante as intervenções será possível confirmar ou descartar o diagnóstico de apraxia de fala, que aliás deve ser feito por um fonoaudiólogo com experiência em Aprendizagem Motora da Fala.
Saber Aprendizagem Motora da Fala é a base para que um profissional possa desenvolver um raciocínio clínico para uma intervenção para a apraxia de fala. As bases da intervenção dependem destes princípios:
- Sequenciamento de fonemas. Crianças com apraxia falham na transição dos gestos articulatórios entre os fonemas. Para isso, é necessário dar ajuda certeira para que saiba o posicionamento adequado da boca, língua e outras estruturas que nos possibilitam falar.
- Prática repetitiva e Intensidade do tratamento. Ajudará a formar a curva de aprendizagem. Lembre que aprendemos por REPETIÇÃO. Por isso, os pais e professores precisam estar envolvidos em toda intervenção.
- Seleção das emissões-alvo. Precisamos selecionar fonemas que são relevantes para criança e próximo dos seus potenciais ganhos. Precisamos deixar nossos pequenos motivados!
- Pistas multissensoriais e feedback. Na apraxia precisamos dar TODO o suporte para que a criança precise. Para isso, precisamos de uma avaliação multidisciplinar para entender o repertório comunicativo e questões sensoriais.
Na apraxia precisamos dar o suporte que a criança precisa. Temos vários tipos de ajuda:
- visual,
- verbal e
- modelação.
Na ajuda visual a criança visualiza como deve fazer o movimento. Pode ser uma pessoa mostrando como faz, como também a apresentação de vídeos. Para crianças com muita falha na performance visual, é interessante vídeos com recortes mostrando apenas a boca e bochecha.
Uma ajuda essencial é a auditiva. Afinal, ela tem que ouvir o que vai tentar repetir. Para isso, podemos amplificar o som indo para ambientes com reverberação, tipo o banheiro de casa.
A ajuda física é quando vamos ajudar fisicamente a produção de som, modelando como a criança deve fazer o movimento da boca e língua. Essa é uma das ajudas mais difíceis de fornecer. Pois, existem sons que não conseguimos acessar a língua da criança, por exemplo. Outra forma de modelação é dando pistas metacognitivas do tipo faça o barulho de chuva, faça um biquinho, faça o som de abelha.
Se gostou deste conteúdo, aproveite e conheça a parte VIP do site. Basta fazer seu cadastro para acessar vários conteúdos para download e aulas especiais. Todo este material é gratuito. Aqui contém amor em forma de informação. Clique no botão e faça seu cadastro.
Fonte: Como Tratar Apraxia de Fala da Infância, Margaret Fish, Plural Publishing, Inc e Pró-Fono (Brasil), 2020
Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.
Saiba mais sobre ela tocando abaixo.
Toque AQUI!
Excelente !! Adorei 👏👏👏👏
Amei sua explicação
Conteúdo extremamente relevante, meu filho tem 7 anos, há mais de 4 é acompanhado por fono e até o momento tivemos melhorias mas não resultado 100%. As letras como s, v, f, r , l são bem desafiadoras pra ele. Isso gera uma fala de difícil compreensão e percebo que ele se tornou tímido e mais nervoso. Obrigada por esse conteúdo.