Unidade de Ensino

A unidade de ensino é o átomo da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Da mesma forma que moléculas são compostas de átomos, várias unidades de ensino irão compor um Programa Terapêutico em uma sessão. 

Schrodinger (o cara do gato na caixa) nos ensinou que o átomo é composto por prótons, nêutrons e elétrons. Sabemos que a unidade de ensino é composta de vários elementos, como: obter a atenção da criança, antecedente, resposta, consequência da resposta (reforço ou correção de erro). 

Acredito que neste momento você já percebeu que a unidade de ensino é sinônimo de uma tentativa na atividade, em que a criança pode: errar, precisar de um nível de ajuda (total ou parcial) ou fazer de forma independente.

Independente se você está aplicando um procedimento naturalísticos (naturalista) ou estruturado. É muito importante entender sobre a composição da unidade de ensino. O registro bem feito dessa unidade é base para que possamos conhecer o desenvolvimento da criança.

Outro ponto é que terapeutas mais experientes conseguem proporcionar à criança mais unidades de ensino em menos tempo, mesmo usando procedimentos naturalísticos. A terapia é formada por essas unidades de ensino. Não adianta se falar em horas de terapia se a taxa de ensino (unidades/tempo) for baixa. 

Gostou? Então, se cadastre no site para baixar o conteúdo gratuíto.

Liga Autismos, a maior e mais acolhedora comunidade sobre autismo do Brasil.

Saiba mais sobre ela tocando abaixo.

Toque AQUI!

2 comentários em “Unidade de Ensino”

Os comentários estão fechados.